Saturday, June 30, 2012

Dicas da Camila, do blog O Que Você Quer Comer

Um ótimo blog de educacao alimentar é o da Camila - O Que Você Quer Comer. E aqui seguem algumas dicas dela:

"Tô olhando o blog agora e pensando no que eu mudei da minha alimentação de uns tempos pra cá:

parei completamente com refrigerante, depois de ter percebido que coca light/diet/zero e sprite zero me deixavam com mais sede ainda e o retrogosto do adoçante ficava preso na minha garganta até o dia seguinte;

diminuí bastante a quantidade de produtos processados/prontos (eu AMO os iogurtes daqui, mas fico passada com a pouca quantidade de fruta que vem num iogurte de morangos, p. ex. - melhor comprar iogurte natural e misturar com morangos, quando é época deles);

nunca mais comprei produtos light/diet - a gordura de um iogurte normal é o que dá cremosidade a ele, o iogurte diet, pra ter a mesma consistência, vai precisar de algum tipo de espessante, que nem sempre é tão saudável;

fujo de Actimel, por conta da imensa quantidade de açúcar;

canela ajuda a regular a glicemia, então vou colocando pitadinhas de canela em tudo o que lembro, como numa banana ou maçã assadas no microondas, ou ainda em almôndegas, kaftas e até no molho de tomate;

tento comer 5 porções de legumes/frutas por dia;

diminuí muito o consumo de sucos, troquei por água c/ ou s/ gás (adoro fazer limonada com água c/ gás e adoçar com uma colherinha de Holunderblütensyrup);

passei a evitar a farinha de trigo refinada, o que me fez perceber que a compulsão por doces e afins diminuiu bem;

tenho comido mais lentilhas, feijões e afins;

se eu quero consumir algum produto lácteo com menos gordura, opto pelo Quark Magerstufe ou Buttermilch, que podem servir de base pra molhos de salada e sobremesas, pra comer com Knäckerbrot eu gosto de temperar queijo cottage com sal e pimenta moídos na hora;

procuro novas formas de cozinhar legumes de que eu gosto menos; tento comer mais proteína e deixo os carboidratos pros legumes e depois uma fruta de sobremesa;

tenho incluído aveia em alguns pratos (pra dar liga em hambúrguer caseiro é super bacana);

tenho um potão de Studentenfutter que eu mesma misturo, pra comer aos punhadinhos (o último foi bem caprichado, com cerejas e cranberries secas, sementes de girassol e abóbora, pinoli, castanha de caju, amêndoas defumadas, uvas passas, amendoins, pistache); Müesli é um super café da manhã...



Eu sei que o tempo pra cozinhar é limitado, mas tem algumas coisas bacanas que não custam muito tempo e são gostosas, sem ter cara de comida de regime:

hoje almoçamos stir fry de legumes com carne em tirinhas (cenoura, brócolis, pimentão, cogumelos, cebola, broto de feijão), tudo temperado com shoyu e um pouco de gengibre fresco ralado;

 um omelete ou fritatta ficam prontos rápido, enquanto se prepara uma saladinha pra acompanhar;

pras noites quentes, uma salada de feijao branco com atum, cebola, pimentao e ervas fica pronta rapidinho e é super gostosa, além de nutritiva, além de também ser um almoço bacana que pode te acompanhar pro trabalho;

lentilhas vermelhas cozinham em 10 minutos e ficam deliciosas temperadas com curry, ou podem ser cozidas junto com arroz e são um super acompanhamento pra kaftas;

berinjelas, abobrinhas e pimentões, junto com ervas de Provence e azeite viram ratatouille, que é uma delícia e pode virar recheio de sanduíche, junto com mozzarella ou feta, ou ainda serem misturadas a uma massa curta, de preferência integral, pra uma salada;

um arroz integral fica mais rico com uma cenourinha ralada, uma colher de sopa de uvas passas, umas amêndoas;

ovos cozidos em molho de tomate, misturado com ervilhas e presunto picado sao um jantarzinho gostoso e rápido (pode ser Barilla mesmo, vc forra o fundo de uma frigideira com molho, mistura as ervilhas e um pouco de presunto picado, quebra uns dois ovos por cima e tampa a frigideira - os ovos cozinham no vapor, nem precisa de gordura!);

"arroz" de couve-flor fica pronto super rápido, se vc cozinhar a couve-flor no microondas (3 minutos pra cozinhar, esmigalha com uma faca grande, depois tempera do jeito que quiser - delícia de acompanhamento pra um bife ou um peito de frango); brócolis cozinham em 3 minutos no microondas, depois um fiozinho de azeite por cima, sal e pimenta moídos na hora...

se precisar de mais ideias, me avisa, tá?"

Adorei as dicas, Camila!!! Beijocas, e viva uma alimentacao mais saudável pra todas nós :-D


4 comments:

  1. Nossa, eu compartilhava das idéias e do mesmo gosto na cozinha da Camila. Fico feliz que estou em um dos muitos caminhos certos pra " entrar na linha". Essa receita com molho de tomate é deliciosa e como muitas vezes com cuscuz marroquino ou arroz com quinoa ou só quinoa.
    Obrigada Camila! Volte sempre!!
    Obrigada por postar Kely!!

    ReplyDelete
  2. Kely, agradeço muito pelo guest post e só queria dizer uma coisa... meu blog é mais sobre curiosidade alimentar do que qualquer outra coisa! Adoro comer e estou sempre à procura de receitas gostosas. E tenho procurado derrubar meus preconceitos alimentares, deixar minhas frescuras pra trás e descobrir comidas novas. Por conta de um puxão de orelhas do médico que me disse pra emagrecer bastante, estou procurando uma maneira mais saudável, mas não menos gostosa, de me alimentar. E tem dado certo, já perdi 5 kg e, apesar de 10 dias na França, tendo comido foie gras e caramelo de manteiga c/ sal em todas as oportunidades possíveis, não engordei. Preciso começar a fazer exercícios com regularidade, já que parece que foi o me manteve na linha durante a viagem... Boa jornada pra nós todas!!! Beijocas!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Camila pelas dicas, pena que não tenho molho de tomate em casa, senão já ia sair aquela receita lá... hum, mas vou providenciar hahaha, aquele sorvete que vi no seu blog também me abriu o apetite! Beijão e vamos lá meninas!

      Delete
  3. "Maneira mais saudável mas nao menos gostosa de me alimentar": adooooorei!!!! :-D Beijocas, e volte sempre :-D

    ReplyDelete