Monday, July 9, 2012

Motivos para Recuperar as Medidas Perdidas - Kely

- Eu tenho tireoidite (Síndrome de Hashimoto), que é uma doença autoimune e sem cura. O tratamento é feito através de hormônios. Esse ano, quando fui no endócrino para controlar a tireóide, quase tive um chilique: ele estava quase certo que eu estava com diabetes. E aí pensei com meus botoes: como é que eu, uma pessoa absolutamente tarada por açucar, vai conseguir sobreviver sem?
Depois de exames, o diagnóstico mostrou que nao, eu nao estou diabética (gracas!). Mas pessoas que tem síndrome de Hashimoto tem propensao a adquirir outras doencas autoimunes, e a obesidade nao ajuda, de maneira nenhuma, na prevensao. Dessa vez, com o risco da diabetes tao pertinho de mim, caiu a ficha: nao dá para ficar na obesidade, TENHO que perder peso!
O risco da diabetes me fez também enfrentar o desafio de ficar 4 semanas sem chocolate, bolo ou cookies. Eu comi açucar nessas 4 semanas, mas os três elementos que eu deixei de lado sao os que eu sou mais viciada, e espero conseguir controlar melhor a ingestao deles assim que as 4 semanas passarem.

- Mais do que perder peso, eu quero criar novos hábitos alimentares. Que sejam práticos e rápidos de incorporar ao dia a dia. E que sejam gostosos. Porque dieta eu faço desde os 2 meses de idade (desde bebê eu já era gordinha :-)   ) e é muito difícil para mim me manter num peso estável. Entao só dieta nao vai resolver, tenho que mudar os hábitos.

- Minha dermatologista também controla as veias (e artérias) das minhas pernas, e achou que elas estava um pouco inchadas. Resultado: me mandou fazer 10 sessoes de linfodrenagem e usar meias de compressao. Eu odeeeeeeeeeio coisas que me apertem, e sei que vou detestar usar as malditas meias. Isso está me motivando horrores a fazer exercício 3 vezes por semana. Se em 6 meses a médica continuar dizendo que preciso de meias, eu vou passar a usar. Mas tô na esperanca que o exercício vai fazer o sistema linfático funcionar perfeitamente novamente :-)

Outros motivadores (mas que, por si só, nao fariam eu mudar nem meus hábitos alimentares nem me exercitar, sao):
- Com menos peso fica mais fácil comprar roupa.
- Odeio a idéia que peso possa me limitar em algo. O board do Wii, por exemplo, aguenta até 120kg. Com meu peso, eu estava só a 2 kg de atingir o limite!!!
- A falta de fôlego. Subir montanha acima por 4km foi mega exaustivo.
- Nao ser dependente do acucar. Se eu ficar diabética, poder continuar achando graça na comida :-)
- Nao achar roupa para determinadas atividades. Calça de esqui ou calça contra chuva, por exemplo, eu nao acho nenhuma que sirva (args!).
- Tenho problema nas costas (lower back). Ficar 8 horas por dia sentada no escritório, e 2 horas por dia sentada no carro nao ajudam a tratar o problema. Espero que o exercício 3 vezes por semana também tenha consequencias positivas nas minhas pobres costazinhas :-)

Update (01-Aug):
- Quero comprar aquelas calças de trecking que, com um ziper, se transformam em bermuda. Acho elas muito legais, mas nunca nenhuma me serviu :-(
- Tenho uma calça impermeável que nunca serviu direito (para quando se viaja para lugares com muita chuva). Quero entrar nela direitinho (vestindo sobre outra calça).
Update (23-Set):
- Quero comprar calcas legais de ginástica (elas sempre ficam apertadas ou nao me servem).
- Quero comprar tops legais de ginástica (tipo soutien de ginástica). Até agora nao achei um que me sirva.

1 comment:

  1. Isso aí Kely! Eu gostei da ideia de enumerar os motivos prá me fortalecer, porque tem horas que dá vontade de voltar ao antigo life style. D:

    ReplyDelete